terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conhecendo o Napi de Cruzeiro do Sul

                                 NAPI- Núcleo de Apoio Pedagogico à Inclusão!




O NAPI (Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão), situado na Travessa da Várzea, nº 111, Cruzeiro do Sul – AC, nas instalações da antiga escola Rodrigues  Alves desde 2007(em 2006 funcionava no Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul), vem desenvolvendo um trabalho que visa colaborar com a inclusão dos alunos com Necessidades Especiais. Desde 2006, quando se deu início este trabalho, (antes com o nome de centro de inclusão e em 2009 mudado para NAPI) onde diariamente é procurado por pais de alunos, professores, gestores de escolas e outros setores da sociedade, que buscam informações sobre pessoas com Deficiência. Assim sendo, o NAPI é um ponto de referência, não só para o Município de Cruzeiro do Sul, mas também para municípios vizinhos até mesmo de outros estados como é o caso de Guajará – AM. Dentre os Municípios atendidos estão: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

OBJETIVO - Desenvolver com gestores, professores e comunidade práticas e conhecimentos que os ajudem a construir uma sociedade melhor, trabalhando os alunos com necessidades educacionais especiais de forma proveitosa e enriquecedora, proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa e uma boa adaptação na escola e na sociedade, onde possam se sentir felizes e tenham consciência de que estão fazendo parte da construção de suas múltiplas inteligências, numa convivência democrática.
Nestes seis anos de atuação do NAPI (2006/2011), percebe-se o crescimento de aceitação das escolas devido a cursos de formação não só para professores, mas outros profissionais de órgãos públicos como: DETRAN, profissionais da saúde, bombeiros, polícia militar, etc, assim como órgãos privados: atendentes de lojas, supermercados, auto- escola, etc. sendo assim, de 2006 até 2011, percebe-se um crescimento de cursistas interessados não só para atuarem na educação, mas pessoas que se interessam em estar preparadas para atender as pessoas com deficiências nos diversos setores da nossa cidade. Dessa forma, o NAPI, além dos cursos e oficinas oferecidas nas escolas de Cruzeiro do Sul, atende municípios vizinhos com cursos de capacitação nas diversas áreas(deficiência intelectual/Física, surdez, Baixa Visão e Cegueira e Altas Habilidades/superdotação, como: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A cada ano ampliamos nossa oferta de capacitações, como por exemplo na zona rural e até mesmo em lugares distantes como no caso do seringal Valparaiso (visita com orientações e entrega de materiais adaptados no ano de 2011).


Profissionais que atuam no NAPI – Atualmente o NAPI conta com a seguinte estrutura:
 -528 alunos incluídos no sistema regular de ensino; (escolas estaduais);
-Estamos atendendo 48 escolas( 30 zona urbana e  18 rurais);
- Temos um total de 51 professores de atendimento educacional especializado e uma professora de atendimento domiciliar, onde dão apoio com complementação/ou suplementação aos alunos incluídos.
-Temos 16 intérpretes que atuam diretamente dentro da sala de aula com os alunos surdos;
- Temos 14 técnicos de enfermagens que auxiliam na higiene, alimentação e locomoção dos alunos incluídos. (cuidadores)
-Temos grupos de formação na área da surdez(2), baixa visão(3), Braille , educando na diferença (deficiência intelectual/física)(3),altas habilidades(3),e uma professora que atua também com oficinas nas escolas na área da Surdez (oficinas com alunos e professores).
-Temos um grupo de profissionais de produção de materiais (4 pessoas) dentro das especificidades;
-Temos quatro professoras orientadoras onde dão suporte pedagógico as escolas e sala de recursos;
-Os alunos surdos incluídos nas escolas são no total 31 alunos distribuídos do ensino infantil ao Ensino fundamental e ensino médio, onde temos o apoio de 16 interpretes de língua de sinais.
- Atendimento pela fonoaudióloga onde há um número significativo de crianças que necessitam de atendimento, onde a mesma atende nas escolas.
-Temos uma “Van” que transporta os alunos com NEE (alunos cegos e deficiências múltiplas) para as escolas. (Tendo em vista que em Cruzeiro do Sul, não temos ônibus em todos os bairros e muito menos transportes adaptados).


EQUIPE DE FORMAÇÃO - NAPI




Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido nestes anos e Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de saúde e repleto de felicidade para todos que fazem parte da equipe do NAPI. Que a mesma possa continuar contribuindo para a expansão do conhecimento sobre o Educação Especial!!!!!Fazendo com que a Inclusão possa acontecer.

    ResponderExcluir